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Sugestões para o ensino a distância de alunos com TDAH.

Como ensinar alunos com TDAH a distância?


Sair da sala de aula e se adaptar ao ensino remoto não foi fácil para muitos estudantes. Mas àqueles que já tinham dificuldades na aprendizagem, os desafios podem ser ainda maiores. É o caso de alunos com TDAH, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade.
Pensando em ajudar crianças e jovens, além de pais, mães e professores, fizemos a seguinte pergunta a especialistas: Como ensinar alunos com TDAH a distância?


– Camila León, doutora em distúrbios do desenvolvimento pela Universidade Mackenzie e professora universitária.
“Primeiro, confirme com os pais como anda o tratamento clínico (medicamentoso e terapêutico) do aluno com TDAH. O ideal seria a permanência dos tratamentos anteriores ao isolamento social e alinhamento do professor com os terapeutas.
Aproveite para conhecer melhor os interesses do aluno (filmes, músicas e personagens) e atividades que têm conseguido fazer em casa, para integrá-los aos conteúdos acadêmicos. Alunos motivados, prestam mais atenção e aprendem melhor. A ‘técnica pomodoro’ pode ajudar nos estudos.
Se necessário, repita a operação por até mais três vezes e então dê uma pausa maior. Lembre-se de reconhecer e elogiar o esforço do aluno.”

– Waléria Henrique dos Santos Leonel, psicóloga, especialista em educação especial e inclusiva pelo Centro Universitário de Maringá.
“Ensinar uma pessoa com TDAH ainda é um grande desafio, pois muitas vezes instituições de ensino e os profissionais não estão preparados para a oferta do atendimento diferenciado.
Pensando na modalidade de ensino a distância, é importante realizar as adequações pedagógicas conforme a necessidade da pessoa, visando corresponder às habilidades e déficits individuais e promoção das habilidades acadêmicas. Como a organização do tempo, oferta de atividades adaptadas, suporte de equipe profissional e familiar, sendo fundamental para o sucesso do aluno.
Toda pessoa é capaz de aprender e superar as suas limitações, para isso, requer que os profissionais envolvidos acreditem na potencialidade e busquem cada vez mais as capacitações necessárias para entender sobre os transtornos que impactam na aprendizagem para alcançar o sucesso do aluno.”

-Valquiria Munique de Melo Costa, pedagoga, especialista em educação especial e inclusiva.
“As aulas remotas para alunos com TDAH devem contar com momentos de interação em casa realizados de acordo com suas possibilidades visando a construção de sua autonomia.
Algumas estratégias podem contribuir na organização e acompanhamento das demandas escolares à distância: organização de uma rotina de estudos, criar mapas conceituais, confecção de jogos, acesso a diferentes textos, criar checklist, montar calendários para acompanhar as aulas, planejar a semana, seleção prévia de diferentes materiais de pesquisa (livros, jornais, revistas, sites) e exploração de diferentes recursos tecnológicos digitais.”

– Bruno Sini Scarpato, doutor em psicologia médica, terapeuta cognitivo comportamental e neuropsicólogo.
“Existem 5 elementos básicos que devem ser considerados na resolução de um problema e que podem ser adotados no ensino a distância de jovens com TDAH.

O primeiro deles é a definição do problema. Aqui considero qualquer ação do aluno que entrava o processo de aprendizagem.


O segundo é a determinação de metas. Pode ser por exemplo, o aumento de 25% na média final de Geografia, ou a entrega de ao menos 80% das lições de casa, ou registro diário da agenda, dentre outros comportamentos.

O terceiro será o estabelecimento dos passos a serem seguidos para alcançar a meta. Aqui será fundamental que o profissional envolva os pais nesta etapa, e elabore algo que seja factível.  O planejamento do estudo dividido em blocos facilita a organização mental e assimilação das informações. A definição de tempo de duração destes blocos e de seus intervalos, aliviará a intolerância às longas leituras.


O quarto elemento é a supervisão das atividades, que pode ser facilitado lançando-se mão de recursos tecnológicos como plataformas online de ensino ou de dos meios de comunicação tradicionais, como bilhetes na agenda e encontros periódicos.


A etapa final deste processo será a avaliação dos resultados e ajuste das estratégias. Quando mais específico forem nas definições das metas, mais fácil será avaliar a eficácia do plano de ensino criado.


O ensino a distância de alunos com TDAH é desafiador, mas possível. Resgatar o aluno que está à deriva em seus pensamentos, e guiá-lo a terra ‘daqueles que aprendem’, proporcionará uma experiência libertadora para ele e sua família.”

Fonte: desafiosdaeducacao

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Equipe TDAHSaberMais

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